Espiritualidade e Tecnologia Bitcoin / Blockchain

Temas e debates

Olá pessoal,

Gostaria de propor um tema bastante atual aqui para trocarmos ideias e informações. Trata-se de uma relação, a qual até agora não consegui encontrar nada sobre ela na internet. O que a espiritualidade diz sobre Bitcoin / Criptomoedas / Tecnologia Blockchain?

Para você que não sabe exatamente do que estou falando, aqui vão algumas matérias que explicam um pouco o tema de uma forma simples:

O que é o Bitcoin?

O que é a Blockchain?

Mais sobre a Tecnologia Blockchain

Segue um documentário que explica bem o bitcoin também, MUITO INTERESSANTE!!!

Bitcoin - O Fim do Dinheiro Como Conhecemos





Bom, vamos lá,

Também vou explicar de uma forma mais simples ainda: 

- As CRIPTOMOEDAS nada mais são do que uma forma de pagamento descentralizada que se utiliza de conceitos de criptografia (segurança na internet) e que dispensa bancos, governos, operadoras de cartões, entre outros, e podem ser usadas no mundo todo pelo mesmo valor.
- O BITCOIN é uma criptomoeda que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial (principalmente no Japão, onde já é aceita em grande parte dos estabelecimentos). 
- BLOCKCHAIN é a tecnologia que permite a existência do Bitcoin (e de outras criptomoedas). Essa tecnologia foi criada para o funcionamento do Bitcoin, mas pode ser aproveitada como base para infinitas possibilidades de uso (conforme alguns exemplos listados nos links que passei anteriormente, entre eles, simplificação de toda burocracia dos cartórios (isso já é realidade), transparência em sistemas de votos, logística, etc...). Trata-se de uma tecnologia inovadora, disruptiva e extremamente segura que está cada vez mais sendo adotada em diversas áreas.

Toda a história que envolve o surgimento do Bitcoin (e consequentemente da tecnologia Blockchain e de outras criptomoedas) é muito interessante e peculiar. Segue um trecho de um livro do renomado economista Fernando Ulrich que trata exatamente sobre o assunto: 

"O Bitcoin emergiu como uma resposta natural ao colapso da atual ordem monetária, à constante redução de privacidade financeira e a uma arquitetura bancária cada vez mais prejudicial ao cidadão comum. Governos não podem inflacionar bitcoins. Governos não podem apropriar-se da rede Bitcoin. Governos tampouco podem corromper ou desvalorizar bitcoins. E também não podem proibir-nos de enviar bitcoins a um comerciante no Maranhão ou no Tibete. Anular o poder proibidor dos governos é algo inédito na história da humanidade. A verdade é que o Bitcoin, ou o que vier a substituí-lo no futuro, impõe uma verdadeira concorrência contra o cartel dos banqueiros e a moedas dos governos. Por isso, não esperemos nenhuma boa vontade dessa dupla simbiótica em relação ao Bitcoin."
Imaginem um mundo sem inflação, sem bancos centrais desvalorizando o seu dinheiro para financiar a esbórnia fiscal dos governantes. Sem confisco de poupança. Sem manipulação da taxa de juros. Sem banqueiros centrais deificados e capazes de dobrar a base monetária a esmo e a qualquer instante para salvar banqueiros ineptos que se apropriaram dos seus depósitos em aventuras privadas, ou seja, com o seu mecanismo de troca no mundo material (também conhecido como dinheiro; ou talvez bitcoin no futuro) sendo administrado apenas por você e não por terceiros. Com as criptomoedas, esse mundo é perfeitamente possível.

Onde quero chegar com tudo isso?

É de conhecimento de boa parte dos espíritas (e também de membros de outras religiões e filosofias espiritualistas) que estamos passando por uma fase de transição planetária, o mundo está mudando, muitas coisas estão acontecendo para a evolução do planeta. Estamos vivendo um momento muito complicado da humanidade, a confiança em qualquer Instituição está muito abalada, em especial com Governos e Bancos; os abusos conjuntos e a ganância de ambos são responsáveis por muitos dos problemas e "atrasos" que a humanidade enfrenta em todas as áreas atualmente.

Então aqui vai a grande dúvida, a qual gostaria de conversar sobre:

Será que essa tecnologia (Bitcoin / Criptomoedas / Blockchain) veio como parte desse processo de transição que vivemos? Com certeza Deus, o Universo tem assuntos mais importantes para "se preocupar" do que com dinheiro ou o sistema financeiro, porém em um mundo ainda materialista em que vivemos, será que isso não seria parte do início de um processo de transição que estamos vivendo? Eu sinceramente sinto que sim, gostaria da opinião de alguns dos irmãos também sobre o tema. Afinal, alguém sabe qual a posição da espiritualidade quanto a esse tema?

Seguem mais alguns textos interessantes também sobre o tema:

O dólar é uma farsa!!!
O bitcoin NÃO facilita a lavagem de dinheiro, pelo contrário, dificulta

Aos que chegaram até aqui, agradeço muito pelo interesse. É um tema que me chama muito a atenção e acredito que possamos associá-lo com todo o processo de transição planetária que estamos passando. Vamos tentar debater sobre o tema e chegar a alguma conclusão, ok? (OBS: assistam ao vídeo que passei, ele é bem esclarecedor!!!)

Um grande abraço fraterno,

Que Jesus nos ilumine hoje e sempre!

Gabriel

09/11/2018 14:58:16
1 like

Olá, é uma ótima pergunta. Talvez seja melhor começar pela sociologia e economia, ou temas específicos como Teoria Geral do Estado e História do Direito.

12/08/2019 15:16:53
1 like

Boa tarde, meus queridos! Achei muito legal esse tema. Gostaria de colocar aqui algumas informações sobre as criptomoedas uma vez que eu acompanho a história delas desde 2008, quando elas surgiram, se não me engano. Nessa época, a única forma de conseguir um bitcoin era mineirando, não existia troca de dinheiro entre pessoas ainda. Eu queria conseguir btc, mas precisava de um processador muito bom pra mineirar e eu não tinha. Depois que as exchanges surgiram, o preço do bitcoin disparou. O motivo é bem simples: mafiosos e cartéis de tráfico de drogas viram nas criptomoedas uma possibilidade segura de transferir muito dinheiro de um país para outro sem deixar rastro para os governos.  Hoje as criptos são usadas por bandidos, mas também por pessoas comuns que apenas as usam em caráter especulativo. Não tenho uma base de espiritualidade boa pra falar, então me calarei sobre a relação. A única conclusão que cheguei sobre as criptomoedas e espiritualidade é a de que toda tecnologia que criamos pode ser usada para o bem ou para o mal e isso depende da nossa escolha. Excluindo totalmente a espiritualidade do assunto, eu vejo nas criptomoedas uma possibilidade de mudança do sistema político-econômico- social que temos, se não mudança total, ao menos uma mudança parcial. Mas, como disse nosso mestre Jesus, não adianta mudar o sistema pois qualquer sistema seria usado para o mal se a mudança não for interna e individual. ("Ame a Deus antes de tudo e ao próximo como a ti mesmo" : Ele não falou em mudar o mundo, o sistema ou nada, falou em mudar a si mesmo, se referindo a uma mudança interna e individual e não coletiva). Então, independentemente da tecnologia ou sistema social que tivermos, o que tem no nosso coração é o que determinará se será algo bom ou não para o mundo. Espero que cada vez mais pessoas boas utilizem das criptomoedas e façam bom uso dessa tecnologia. 

18/02/2021 15:53:14